terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Aveiro: Associação Musical e Cultural de São Bernardo assinalou 32 anos

O 32.º aniversário da Associação Musical e Cultural de São Bernardo foi assinalado ontem. O responsável pela associação aproveitou a ocasião para enumerar vários objectivos

A Associação Musical e Cultural de São Bernardo assinalou ontem 32 anos de vida. Um percurso marcado pelo “crescimento, afirmação e credibilidade”. São palavras de Angelino Fernandes, responsável pela associação, que aproveitou as comemorações para anunciar a aproximação de um ano de transformações. “Acredito que 2009 será um ano de mudanças profundas para a associação – mudanças essenciais para a viragem que precisamos. Temos de andar para a frente!”, afirmava, no decorrer do seu discurso, durante a sessão solene das comemorações do 32.º aniversário.
Segundo aquele responsável, apesar do ano de 2008 ter sido excelente, a vários níveis, nomeadamente no trabalho, com um número recorde de apresentações (mais de 60), “o próximo será determinante para o futuro da associação”, até porque “estamos totalmente disponíveis para o desenvolvimento músico-cultural de Aveiro, com a garantia da qualificação, inovação e valorização dos nossos elementos”.
Referindo-se aos muitos objectivos para o próximo ano, Angelino Fernandes começou por salientar a ampliação da sede. “É um passo urgente e essencial para o nosso trabalho”, reiterando esperanças na solução prevista pela Câmara Municipal de Aveiro, com a viabilização do edifício do ex-Centro de Saúde Mental de São Bernardo, que deverá receber as sedes de várias associações locais.
Apesar da ausência de Élio Maia nas comemorações de ontem, Angelino Fernandes lembrou que o presidente da Câmara Municipal de Aveiro é a pessoa mais interessada na resolução deste processo. “Garantiram-me que o processo está a andar e eu vou acreditar”, refere.
Mas, há mais objectivos “agendados” para o próximo ano. Um deles é a participação nas comemorações dos 250 anos de Aveiro como cidade, com um grande espectáculo denominado “Musicalidades” ou, ainda, a realização de um campeonato de bandas de gaitas, em Abril, juntando em Aveiro mais de 4.000 músicos.
A nível interno, a maior mudança anunciada por Angelino Fernandes prende-se com a nomeação de novas chefias. “Eu não saio, vou manter-me por perto e activo. Mas, está na hora de dar lugar aos mais novos”, diz, afirmando-se tranquilo com esta nova faceta. “Temos óptimos valores humanos dentro da associação, por isso existem todas as condições para se criarem novas chefias”, conclui.
Segundo diz, a associação encontra-se numa fase de crescimento e afirmação, o que é aliciante para todos os que nela trabalham e que acaba por ser um incentivo para o futuro. “Chegámos ao topo no que respeita às competições da Banda de Gaitas. Agora, segue-se um período difícil, de muita responsabilidade, para mantermos os parâmetros alcançados”, avançando com a próxima competição, agendada para o dia 21, em Viana do Castelo. Neste sentido, lembrou ser um grande sonho por realizar – a Escola de Gaitas –, só possível com a remodelação do espaço actual.
A cerimónia de ontem serviu ainda para a entrega de distinções aos elementos activos da associação, pelos 10, 20 e 25 anos de serviço, também pela assiduidade e, ainda, três distinções honoríficas, uma delas a título póstumo, a Aires Marques Coutinho.

Sandra Simões

fonte: http://www.diarioaveiro.pt/

Pela Cultura!

Sem comentários: