domingo, 26 de abril de 2009

Arauto encerra actividade sem pagar salários nem direitos a 150 funcionários

A direcção da empresa de calçado Arauto comunicou ontem aos cerca de 150 funcionários que vai encerrar a actividade sem pagar as respectivas indemnizações, os salários de Abril ou a metade dos subsídios de Natal que tem em falta.

Os trabalhadores da fábrica de calçado de Ovar foram informados da situação hoje à tarde e mantiveram-se em funções até ao fim do turno.

Segundo Fernanda Moreira, do Sindicato dos Operários da Indústria de Calçado, Malas e Afins dos Distritos de Aveiro e Coimbra, cada trabalhador recebeu uma carta de despedimento acompanhada pelo comprovativo da sua inscrição, via Internet, no fundo de desemprego.

'Mas o patrão só pagou o salário de Março e, mesmo assim, em cheque', realçou a dirigente sindical. 'Já avisou que ninguém vai receber nada pelos 24 dias que trabalhou em Abril, nem a metade que falta dos subsídios de Natal'.Segundo a mesma responsável, também não há compromissos quanto ao pagamento das indemnizações salariais.

'O patrão diz que não paga direitos. Há aqui gente com 40 anos de casa mas ele diz que não há dinheiro para ninguém', observa a responsável. 'A desculpa é que a empresa está em dificuldades há dois anos, que houve uma quebra nas encomendas… O costume!', lamentou Fernanda Moreira.



Segundo Fernanda Moreira, as pessoas que hoje foram despedidas 'sabem muito bem que o patrão tem muito património em nome próprio; em nome da empresa é que não há nada'.

OS trabalhadores da Arauto reúnem segunda-feira com o advogado do sindicato 'para decidir que andamento é que se deve dar ao processo'.

A Lusa tentou contactar responsáveis da Arauto, mas ninguém da administração se encontrava na empresa.Fonte:Lusa

Sem comentários: